Quem Somos

bateia:
recipiente de madeira ou metal, de fundo cônico,
onde cascalho, minério ou aluvião são revolvidos,
em busca de pedras e metais preciosos.
Houaiss

Bateia Cultura é uma produtora cultural que atua nas áreas de teatro, dança e música, administrada por Marcelo Cabanas.

A Bateia Cultura trabalha atualmente em parceria com os grupos vocais MPB4 e Arranco de Varsóvia,  o Duo Gisbranco e a cantora Verônica Sabino, a Cia Nós da Dança e os atores e diretores Carol Futuro, Marta Paret e Gustavo Gasparani.

Nos últimos anos a Bateia Cultura foi responsável pela produção de eventos como os shows “Dez Cordas do Brasil”, de Jaime Alem, que aconteceu na Caixa Cultural RJ e SESC Ginástico, “Rômulo Gomes e convidados” no Teatro Café Pequeno e os espetáculos “Avenida Q”, com direção de Cláudio Botelho e Charles Möeller, no Teatro Carlos Gomes, “A Inquietude”, com Ana Kfouri, no Teatro Poeira, SESC Avenida Paulista e festivais pelo Brasil e “Mané Gostoso”, com o Ballet Stagium, no Teatro Nelson Rodrigues. De outubro de 2010 a fevereiro de 2011 a Bateia Cultura foi a responsável pela direção de produção do espetáculo “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues, com direção de Ana Kfouri, em cartaz no Restaurante Albamar, no Rio de Janeiro. Em 2011 a Bateia produziu a turnê do MPB4 por duas unidades da Caixa Cultural, o show “A letra que eu canto”, com Elisa Lucinda e o espetáculo “Queda Livre”, direção de Bernardo Jablonski e Fabiana Valor e supervisão geral de Guel Arraes.

Em 2012 produziu a circulação pelo Rio de Janeiro do espetáculo “Navalha na Carne”, com direção de Rubens Camelo, e a turnê do musical infantil “Contos e Cantigas Populares”, de Agnes Moço e Marcelo Morato. Ainda em 2012, a Bateia Cultura continuou suas parcerias com o MPB4, circulando por cidades como Rio, São Paulo e Fortaleza e com Jaime Alem, realizando uma série de shows no Rio de Janeiro, além de realizar a produção local no Teatro do Leblon dos humoristas Rafael Cortez e Gustavo Mendes.

Em 2013 estreou no Espaço Sesc o espetáculo O Lobo Sem Chapéu, infantil com direção de Beto Brown  e texto de Denise Crispun, e o espetáculo Jogo de Damas, novo trabalho da Esther Weitzman. No Espaço Sesc aconteceu o lançamento do CD “Ventos do Norte”, mais recente trabalho do saxofonista Leo Gandelman. Comemorando os 100 anos do poeta Vinícius de Moraes, a Bateia Cultura produziu o show Como Dizia o Poeta, com o Quarteto em Cy e Georgiana de Moraes, nas unidades Brasília e Rio de Janeiro da Caixa Cultural. Em dezembro iniciou o Ciclo Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo, com curadoria de Ana Lucia Pardo, no Oi Futuro Flamengo. 2013 ficou marcado também pela estreia da Bateia fora do Brasil, com o espetáculo Navalha na Carne, de Plínio Marcos, direção de Rubens Camelo, e os shows de Leo Gandelman e Thais Gulin, que aconteceram em Lisboa, dentro do Ano Brasil Portugal.

Em 2014 a Bateia Cultura deu prosseguimento ao Ciclo Espaços de Reencantamento, Afetos e Utopias de um Novo Mundo, com mesas de debate em março e abril, com convidados como George Yúdice, Marcus Vinicius Faustini, Guti Fraga e Bida Nascimento. Em março começou a produção do projeto “Repertório em Cena – Esther Weitzman Companhia de Dança”, que levou os dois últimos espetáculos do grupo para oito lonas e arenas da Prefeitura do Rio. Em abril lançou no Espaço Sesc o CD “Na Panela Pra Dançar”, do Arranco de Varsóvia. Em agosto inicia circulação pelas Lonas e Arenas da Cidade do Rio de Janeiro do espetáculo musical infantil “Vem Nesse Trem’, com direção de Duda Maia e criação e atuação de Carol Futuro. Em novembro foi lançado, editado pela Bateia Cultura, o livro “Vozes do Magro”, escrito por Magro Waghabi, integrante do MPB4 que faleceu em 2012.

Em 2015 a Bateia inicia a produção das comemorações dos 50 anos de carreira do MPB4. O CD e DVD ao vivo “Esse meu olhar”, de Verônica Sabino, foi lançado. Na dança, segue em turnê pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba com o espetáculo Jogo de Damas da Esther Weitzman Companhia de Dança. No teatro, inicia parceria com o ator e diretor Gustavo Gasparani, produzindo turnê por Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre com o espetáculo Ricardo III.

Em 2016 a Bateia Cultura lançou pelo Selo Sesc o CD “O Sonho, a Vida, a Roda Viva”, que comemora 50 anos de carreira do MPB4. Os shows de lançamento aconteceram no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e em temporada de cinco semanas no Teatro Municipal Serrador, no Rio de Janeiro. Em outubro o DVD comemorativo dos 50 anos do MPB4 foi gravado no Sesc Ginástico. O DVD “Duo Gisbranco 10 Anos” foi lançado dentro do Festival Villa-Lobos, em show no Espaço Tom Jobim com participações de Chico Cesar e Jaques Morelenbaum. Com a cantora Verônica Sabino foram realizados shows no Espaço Furnas Cultural (RJ) e na Caixa Cultural Curitiba. Em dezembro o Bloco Superbacana estreou no Casarão Floresta. No início do ano a Bateia produziu temporada do musical Samba Futebol Clube, de Gustavo Gasparani, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira. No segundo semestre o espetáculo Ricardo III, com direção de Sergio Módena, cumpriu temporada no Teatro Café Pequeno e circulou por Rondônia e Roraima.

O ano de 2017 começou com curtíssima temporada da Cia Nós da Dança na Caixa Cultural Rio e com o show “Samba de Cartola”, do Arranco de Varsóvia, no Espaço BNDES.

EQUIPE

– Marcelo Cabanas: Bacharel em Produção Cultural pela UFF, atua desde 2000 no meio cultural. Antes de abrir a Bateia Cultura, trabalhou de 2000 a 2004 na Companhia Ensaio Aberto, dirigida por Luiz Fernando Lobo e Tuca Moraes, onde integrou a equipe de produção e criação de espetáculos como “Missa dos Quilombos” e “Havana Café”. De 2004 a 2007 atuou como freelancer, tendo feito a direção técnica de duas edições do FIL (Festival Intercâmbio de Linguagens), com curadoria de Karen Accioly, e a produção de um Panorama Rio de Dança, além de ter produzido espetáculos dos bailarinos Steven Harper, Paula Aguas e Ana Andréa. Desde 2008 Marcelo Cabanas integra o colegiado da APTR – Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro. Pela Bateia Cultura, assinou a direção de produção de espetáculos de Ana Kfouri, Bernardo Jablonski, Fabiana Valor e Rubens Camelo e shows e CDs de artistas como MPB4, Quarteto em Cy, Leo Gandelman e Jaime Alem.

SERVIÇOS

Bateia Cultura presta serviços nas seguintes áreas:

PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
– Idealização e elaboração de projetos
– Enquadramento em leis de incentivo
– Enquadramento em editais

GESTÃO DE PROJETOS
– Direção de produção
– Produção executiva
– Gestão financeira